Entrevista

Vice de futebol do Brasil garante reforços para a Série D: “De cinco a sete”

Emerson Novelini falou também da situação dos jogadores que tinham contrato até o fim do Gauchão, mas que ainda podem seguir no clube para o restante da temporada

Foto: Carlos Queiroz - DP - Dirigente também comentou da possibilidade do retorno das categorias de base através de uma parceria

De folga desde o fim da participação no Campeonato Gaúcho, o elenco xavante se reapresentará no dia 1º de abril para iniciar a intertemporada de olho na disputa da Série D do Brasileirão. A informação foi divulgada por Emerson Novelini, vice de futebol do Brasil. Ao Diário Popular, o dirigente também comentou sobre as mudanças do elenco após o Estadual, a situação dos jogadores emprestados e a possibilidade do Rubro-Negro disputar a Copa FGF depois de dez anos.

Até o fim do Gauchão o Brasil contava com 28 jogadores, mas nem todos possuíam vínculo para o restante da temporada. Um deles é o lateral-direito Gabriel Biteco. Titular em grande parte do Estadual, o jogador pertence ao Bagé. Novelini confirmou que existia o interesse em sua permanência no Bento Freitas, mas que o Jalde-Negro exigiu o pagamento da multa para liberar o lateral, algo que a direção xavante não fará. “No departamento de futebol a gente não cogita pagar a multa e o Bagé não abre mão da multa, então é 99% que ele vai jogar no Bagé”, disse.

Outro jogador que não deve voltar é Robinho. O atacante estava emprestado e, de acordo com o dirigente rubro-negro, recebeu propostas de times de Série B e Série C. Quem tem chance de permanecer é Pedro Santos, mas o volante precisaria aceitar uma redução salarial. Novelini ressaltou que o atleta também carrega uma importância fora de campo por suas características de liderança. “É um jogador que a gente vai conversar. Temos que acertar salários, aceitar uma pequena redução no que ele ganhava. É um jogador que nos interessa muito. Além de ser bom jogador, ele é muito bom de grupo. Nos bastidores ele é muito bom, é proativo, entende as situações, é um líder de grupo. É um cara que só deixou boa impressão para nós”, comentou.

Outros dois nomes emprestados que já retornaram aos seus clubes são Rafael Holstein e Mailson. Eles estavam cedidos de graça pela Chapecoense. O vice de futebol confirmou que existe o interesse em trazer Rafael de volta, mas que ainda aguardam a resposta do clube catarinense e do empresário do jogador. Novelini destacou as características do meia como importantes no atual plantel xavante. “Ele não teve tantas oportunidades no time titular, mas é um menino que joga muito futebol. Ele é aquele ‘10’ mais clássico, lembra o Diogo Oliveira. Aquele ‘10’ cadenciador, que dá dinâmica ao time quando precisa, que segura a bola quando é necessário. É um jogador muito interessante e a gente gostaria de contar muito com ele na Série D”, afirmou.

As outras duas baixas são o lateral-esquerdo Jefinho, que voltou para o Botafogo, e o volante Herisson, emprestado ao Lajeadense.

Recife deve voltar até o dia 15

Anderson Recife é outro nome que não estará na reapresentação do elenco xavante. Porém, como divulgado pelo próprio clube na semana passada, o jogador foi emprestado ao Velo Clube (SP), que está na reta final da Série A-2, mas depois retornará. Questionado pela reportagem do DP sobre a possibilidade do volante não retornar ao Bento Freitas, Novelini garantiu que até o dia 15 de abril o meio-campista estará de volta, citando a importância e a identificação do jogador com o clube, comparando até mesmo com um ídolo rubro-negro.

“A gente conta com ele. É um jogador de confiança, um cara que se identificou muito com a torcida, muito aguerrido, muito pegador. Foi a alma do meio-campo nosso, estilo Leandro Leite”, destacou. Anderson Recife abriu mão da metade dos salários de março e abril.

Reforços para a Série D

Novelini projetou também como será a busca por reforços para a Série D. A princípio serão contratações pontuais para qualificar posições carentes. Todos os jogadores com contrato devem permanecer. O dirigente garantiu que nenhum atleta recebeu proposta de outros clubes até o momento; apenas sondagens chegaram até ele.

“De contratação a gente pretende fazer de cinco a sete para posições pontuais que vimos que ficaram carentes”, resumiu. O vice de futebol citou a possibilidade de, além das contratações, trazer jogadores jovens e promissores, já que a Série D permite a inscrição de cinco atletas com contrato amador. A ideia é que o elenco do Brasil tenha entre 28 e 30 nomes.

Volta da base e chances de jogar a Copinha

Outro assunto abordado com Novelini foi a possibilidade do Brasil voltar a disputar a Copa da FGF depois de dez anos. O dirigente xavante afirmou que como torcedor gostaria muito, já que é uma competição que permite ao clube disputar clássicos regionais, a chance de ganhar um título e garantir uma vaga na Copa do Brasil. Porém, como dirigente, diz que apenas com o time da Série D não será possível por conflitos de datas. De acordo com o calendário da FGF, a tradicional Copinha acontecerá entre 7 de agosto e 17 de novembro.

No entanto, a direção xavante está em busca de uma parceria para reativar as categorias de base sub-17 e sub-20. Deste modo, mesclando alguns jogadores jovens com alguns do elenco principal, seria possível jogar as duas competições. “Se a gente tiver um sub-20 forte, podendo mesclar com alguns dos profissionais, a gente não descarta jogar a Copinha, mas neste momento tendo só o elenco profissional da Série D fica praticamente inviável tu jogar as duas competições. [...] A gente não pode, na expectativa de fazer o certo, contrair mais dívidas, isso é algo que estamos cuidando muito. Toda hora tem dívidas do passado batendo na porta”, complementou.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Remo: atletas de Pelotas conquistam mais medalhas no Sul-Americano Anterior

Remo: atletas de Pelotas conquistam mais medalhas no Sul-Americano

Técnico do Bagé, rival do Pelotas, Alê Menezes projeta Série A-2: “Em busca do acesso” Próximo

Técnico do Bagé, rival do Pelotas, Alê Menezes projeta Série A-2: “Em busca do acesso”

Deixe seu comentário